Brasília, dezembro de 2021
A atual diretoria e todos aqueles que, durante estes 33 anos, em algum momento fizeram ou fazem parte da diretoria, do conselho ou da categoria profissional, todos estão de parabéns por terem construído e mantido por mais de três décadas uma entidade que em nenhum momento deixou de se manter firme na defesa de seus princípios.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação nasceu com o princípio de fortalecer as lutas das entidades através da unidade nas ações, sem desviar o foco, que é sempre a melhoria de condições de salário, trabalho e de vida dos trabalhadores e de seus familiares.
Seja com mais ou menos estrutura, a CNTA em nenhum momento deixou de priorizar a luta pela valorização da mão de obra que os trabalhadores prestam nas indústrias de alimentação, sem abrir mão da segurança e saúde no local de trabalho – e nos seus percursos.
A busca pela harmonia, sempre através de debates transparentes e democráticos, com respeito e sem omissão das realidades e necessidades, para que cada entidade cumpra o seu papel no espaço que lhe pertence.
A CNTA está suficientemente madura para não ter nenhuma dúvida de que os sindicatos, federações e confederações são a engrenagem deste sistema, muito bem simbolizada pelo logotipo da CNTA. E para que uma engrenagem funcione, é fundamental que todas as partes estejam sintonizadas e funcionando, ou seja, unidas e trabalhando com os mesmos objetivos.
Nos governos neoliberais de extrema direita, as necessidades de termos essa compreensão de fazer a engrenagem funcionar, se torna imprescindível seja na resistência dos ataques, seja na intensificação do trabalho para conscientizar os trabalhadores sobre a importâncias das entidades; para não permitir que as empresas façam deles uma massa de manobra, desacreditando do trabalho de cada entidade.
Sabemos que as empresas fazem de tudo para evitar o fortalecimento de nossas lutas nacionais, pois elas sabem que as ações unificadas obrigam o avanço nas negociações. Por isso, a CNTA estará cada vez mais buscando, de todas as formas, pela unidade – para sempre fazer as lutas juntos.
Parabéns, CNTA, pelos seus 33 anos e pelos resultados do trabalho em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da alimentação, e apoio às lutas de classes.
Atenciosamente,
A Diretoria da CNTA.