GRUPO NACIONAL DE ENTIDADES SINDICAIS REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES DA LACTALIS DO BRASIL reafirmou, na semana passada, o compromisso de NÃO NEGOCIAR PLR (PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS) enquanto a empresa não recuperar a inflação, nos salários de seus empregados por todo o território brasileiro.

A manifestação é significativa, diante do assédio em algumas unidades da empresa para a formalização da PLR este ano. “É uma tática suja, que tenta seduzir o trabalhador para desmobilizá-lo com relação ao debate salarial”, apontou o presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins), Artur Bueno de Camargo.

Entidades sindicais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná receberam convites da empresa, para fecharem acordo de PLR – e devolveram um sonoro NÃO como resposta. Ainda segundo Camargo, os assédios pontuais fazem parte de outro aspecto da tática antissindical da Lactalis – a tentativa de “quebrar” a unidade nacional do movimento de trabalhadores da empresa.

Dentro desta estratégia, a Lactalis tem aplicado reajuste salarial em algumas unidades, NOS MOLDES IMPOSTOS POR ELA NAS NEGOCIAÇÕES – somente 80% da inflação acumulada no ano. “É a tentativa espúria de calar o trabalhador, desmobilizando”, seguiu o presidente da CNTA.

TIRO NO PÉ

Do ponto de vista estratégico, o assédio antissindical da Lactalis foi um verdadeiro tiro no pé. Nas últimas duas semanas, a união nacional das entidades e dos trabalhadores ficou ainda mais intensa, por conta disto. A categoria reforçou a união PELA REPOSIÇÃO DE 100% DA INFLAÇÃO ACUMULADA NO PERÍODO, EM TODAS AS DATA-BASES DA LACTALIS, POR TODAS AS UNIDADES DA EMPRESA NO BRASIL.

Um panfleto está sendo entregue nos supermercados, denunciando as ações da empresa francesa junto aos consumidores brasileiros. “Mais do que nunca, a UNIDADE do grupo de entidades representativas dos trabalhadores da Lactalis se fortaleceu, e se fortalecerá ainda mais a cada ataque da empresa”, finalizou Artur Bueno de Camargo. Esta unidade conta com a articulação da CNTA, da Contac Cut e da UITA.

Deixe um comentário