Andre Montanher
Dirigentes sindicais de toda a região abrangida pelo MPT-15 (Ministério Público do Trabalho de Campinas-SP) estiveram na quinta-feira (30), na sede da OAB em Sorocaba-SP, para o lançamento do “Fórum de Promoção à Liberdade Sindical da 15ª Região”. Por meio do vice-presidente, Artur Bueno Júnior, a CNTA esteve presente, junto do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região, Luis Buck.
A iniciativa foi do MPT, e o objetivo do fórum criado será a “valorização e defesa do movimento sindical, bem como a garantia do respeito à vontade do trabalhador em se organizar no seu sindicato”. O contexto é o ambiente atual, onde o governo cria normas que tentam afastar o trabalhador de sua entidade representativa, utilizando-se de uma deturpada noção de liberdade de escolha, geradora de divisão da classe.
“É preciso fortalecer as representações, enquanto instâncias de manifestação da vontade dos trabalhadores. São tempos de Reforma Trabalhista e Previdenciária, bem como de intervenções governamentais na relação trabalhador-sindicato”, apontou Artur Bueno Júnior.
Participaram do ato de lançamento do Fórum centenas de sindicalistas, e o MPT quer chamar outras instituições para participar dos debates futuros. Fazendo uso da palavra, Júnior ressaltou que a iniciativa deve aproximar as entidades sindicais, na defesa de uma representação forte dos trabalhadores.
A próxima reunião do “Fórum de Promoção à Liberdade Sindical da 15ª Região” será na sede do MPT em Campinas, no dia 18 de junho.