Artur Bueno de Camargo
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo
O final de ano nos leva a fazer uma avaliação profunda de tudo aquilo que realizamos e deixamos de realizar, seja em termos profissionais ou pessoais. São inúmeras as questões nacionais, estaduais e municipais vividas em 2013, que valeriam a pena ser abordadas, mas, com certeza, as manifestações nas ruas, com participação maciça da juventude estão fervilhando em nossas mentes.
Os governos, diante das manifestações, demonstraram total falta de sintonia com os anseios da população que reivindicava, entre outras coisas, a melhoria e a redução do custo do transporte público.
Primeiro, os representantes dos governos disseram que não havia possibilidade de não aplicar os reajustes, que já haviam sido anunciados, nos preços das passagens. Logo em seguida, acuados com o povo nas ruas, os mesmos governos voltaram atrás, flexibilizaram os reajustes e prometeram melhorias no transporte público.
Outra reivindicação forte, durante as manifestações nas ruas, foi o julgamento das pessoas envolvidas no processo conhecido popularmente como “mensalão”. O Supremo Tribunal Federal (STF), com empenho dos ministros, com destaque do excelentíssimo Joaquim Barbosa, julgou vários processos, condenando e executando as decisões contra várias personalidades, entre elas muitas que fizeram parte do Governo Lula, a exemplo de José Dirceu, que foi ministro da Casa Civil e homem de confiança do então Presidente Lula. Caros leitores, pergunto: O que mudou durante o ano de 2013?.
Podemos afirmar que o prefeito Hadich (Limeira-SP) não tem medido esforços para atender às demandas do nosso município. Tenho encontrado com o prefeito nos aeroportos, sempre acompanhado de um secretário, em viagens de trabalho e ele sempre comenta o empenho que faz com o Governo Federal, em busca de recursos para Limeira.
Como todos sabem, estou filiado ao PSB, partido que elegeu nosso atual prefeito, com as coligações que foram feitas. Esta condição, entretanto, não me retira o direito de dizer o que penso, e o que ouço dos cidadãos limeirenses, assim como tenho apontado, dentro e fora do diretório do partido, as necessidades básicas e urgentes da população de Limeira, sejam na área da saúde, da educação, do meio ambiente, da segurança, da cultura, entre outras.
Enquanto cidadãos é nosso direito (e dever) reivindicar, e quando fazemos parte do mesmo partido do Governo, é nosso direito (e dever) apontar os problemas, cobrar e colaborar na busca das soluções, em qualquer uma das instâncias: municipal, estadual ou federal.
Desejando um Feliz Natal e um Próspero Novo-Ano, a todos, despedimo-nos de 2013 com a certeza de que buscamos, em tudo, acertar, e se não foi possível, sabemos que continuar nesta busca é o verdadeiro caminho que nos levará à Justiça Social!