O presidente em exercício da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação), Artur Bueno Júnior, participou nesta sexta (5) do 10º Encontro de Cipeiros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marília (Stiam). O evento reuniu representantes de empresas, dirigentes sindicais, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho.
“Encontros como este reforçam a integração entre a CIPA, os profissionais da área e o sindicato, potencializando a promoção da saúde e da segurança do trabalho no ambiente ocupacional. O sindicato de Marília está de parabéns”, afirmou o dirigente sindical.
O Encontro trouxe duas palestras. Primeiro, o Técnico de Segurança do Trabalho Bruno Vieira abordou “O papel da CIPA na Saúde e Segurança do Trabalho”. Com 12 anos de atuação no setor, ele destacou os principais tópicos de atuação dos cipeiros, para a garantia de um ambiente de trabalho seguro e com saúde.
Já o Engenheiro de Segurança do Trabalho Ronei Figueredo destacou “CIPA com A de Assédio – Qual é o papel da CIPA nesse assunto?”. Auditor Líder das normas ISO 14001, ISO 9001 e ISO 45001, Figueredo alertou para a necessidade de capacitar os cipeiros, à luz da Legislação, para fiscalizar e combater o assédio nas empresas – uma nova responsabilidade adquirida.
EVENTO
“Graças aos palestrantes, acredito termos conseguido motivar a importância da segurança dentro das empresas. Se cada participante levar essa conduta e aplicar dentro das empresas que trabalham, atingimos nosso objetivo”, apontou o presidente em exercício do Stiam, Valdir Pasqual.
O sindicato de Marília se destaca por ter um setor específico relativo à saúde e segurança do trabalho, sob o comando de Silvana Battaglioti. “A cada ano, vemos as empresas participando de forma ativa desde Encontro, o que é importante. Elas até cobram da gente a realização do evento. É uma forma de ter mais conhecimento, ajuda todo mundo”, disse ela.
Também prestigiaram o encontro a vice-presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo), Neuza Barbosa de Lima, a coordenadora da Atra (Associação em Defesa dos Trabalhadores do Ramo da Alimentação do Estado de São Paulo e Vítimas de Acidente e Moléstias Profissionais), Roseclea Castro, além de sindicatos da região.