A CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação foi uma das apoiadoras para a criação do ObAgro – Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio, um grupo multiprofissional de pesquisadores dedicados a estudos e formação em temas relacionados a prevenção a acidentes e doenças do trabalho na cadeia produtiva do agronegócio, em especial nos frigoríficos. O grupo, sob o comando do médico do trabalho, dr. Roberto Ruiz, atua em várias frentes e disponibiliza uma série de artigos científicos, vídeos, infográficos e vários materiais no site, recém lançado. Acesse aqui: www.obagro.com.br

Um dos projetos de destaque do grupo é o “Projeto Amônia”, que tem o objetivo de reduzir e até eliminar a ocorrência de acidentes envolvendo vazamento de amônia em ambientes frios. Em breve, teremos novidades sobre esse tema.

O ObAgro, no momento, está envolvido na organização de um encontro internacional envolvendo entidades sindicais do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Itália. Trata-se do I Seminário Sindical América Latina e Europa Rumo a Cúpula do Clima (COP 30), a ser realizado no dia 5 de novembro, virtualmente. Com o título “Meio ambiente e mudanças climáticas nas cadeias produtivas/cadeias de valor da agroindústria e turismo. Construindo uma transição justa”, o evento é o primeiro de uma série de encontros das lideranças tendo em vista a participação na COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

“A Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas será um dos eventos mais importantes do mundo nas últimas décadas”, diz Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA. “Os impactos do clima na produção de alimentos já começaram, veja o que aconteceu no Rio Grande do Sul, no Brasil, com aquelas enchentes. E está acontecendo em vários locais do planeta. É preciso repensar uma série de questões e as medidas a serem tomadas são urgentes!”, diz.

A ObAgro e o seminário internacional também contam com o apoio da CONTAC – Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT, da UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e de diversos sindicatos do setor em todo o país.