A CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, através do Núcleo Sindical de Combate ao Assédio Eleitoral, realizou ontem (20) um debate online com o tema “Combatendo o Assédio Eleitoral no Trabalho”. O evento teve uma apresentação do advogado dr. Pedro Ruiz, especialista no assunto, e uma palestra do dr. Lincoln Cordeiro, procurador do Ministério Público do Trabalho, com o título “Última ferramenta: a judicialização de casos extremos”, que versou sobre os vários tipos de assédio eleitoral que são cometidos em ambientes de trabalho, apresentando alguns casos. Após as explanações, sindicalistas e advogados de todo país debateram e teceram considerações sobre o assunto, com coordenação do médico do Trabalho, dr. Roberto Ruiz, e do presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo.

“A prática é antiga, constitui crime e não podemos deixar que aconteça mais!”, afirma Artur, sobre o assédio eleitoral. “Nosso evento foi muito esclarecedor, ficaram bem explicadas as diversas modalidades de assédio que o trabalhador pode sofrer no trabalho e as várias instâncias às quais ele pode recorrer para denunciar – lembrando que uma das que ele pode utilizar são os seus sindicatos.”

2024 é ano de eleições municipais em todo o país e é preciso ficar alerta: a maioria dos casos de assédio acontece justamente durante as campanhas locais. A CNTA, assim como as Federações e Sindicatos da categoria da alimentação, vão intensificar as ações e eventos de orientação no combate ao assédio eleitoral.