A Rede Suco de Laranja promoveu no dia 28 de novembro, em Limeira/SP, o Seminário “Reforma Trabalhista e Terceirização Irrestrista – Impactos para os trabalhadores da Cadeia produtiva da laranja”.
O Seminário ocorreu no Centro de Formação Sindical da FETIASP. A CNTA foi representada por sua Secretária para Relações Internacionais, senhora Neuza Barbosa de Lima e pelo pesquisador Paulo Alexandre de Moraes, que apresentou uma análise setorial da indústria do suco de frutas no Estado de São Paulo.
De acordo com Paulo, o Brasil detém 50% da produção mundial de suco de laranja. Exporta 98% do que produz e detém 85% de participação no mercado mundial.
Na avaliação da Secretária Neuza, “a Rede tem origem no setor comerciário alemão e patrocínio da Alemanha e a preocupação natural dos europeus quando compram produtos , é saber como é a sua forma de produção ”.
“Estamos conhecendo o trabalho da Rede. A contribuição que a Confederação deu para o evento foi muito importante, especialmente com a disponibilização da pesquisa do Paulo, apresentando um panorama nacional e onde estão os principais produtores nossos”, concluiu.
Fotos: FETIASP