Andre Montanher

A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins) está apoiando a greve dos trabalhadores da Pepsico, que reivindicam o fim da jornada 6X1 na empresa. O movimento está sendo considerado o primeiro pela redução da jornada desde a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), que pede o fim da 6X1.

“Conforme é do conhecimento de toda a sociedade, a luta pela redução da jornada de trabalho sempre foi bandeira preferencial do Movimento Sindical, tendo sido inclusive elemento motriz da criação do 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, durante movimento realizado em Chicago (EUA) em 1886”, apontou Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.

De acordo com ele, o Brasil está atrasado neste requisito. A última alteração na jornada de trabalho brasileira veio com a Constituição de 1988, quando o tempo de trabalho foi reduzido de 48 para 44 horas semanais. “Desde então, não avançamos em nada nesta reivindicação dos trabalhadores”, comentou o dirigente.

GREVE

Trabalhadores das unidades da Pepsico de Itaquera, em São Paulo-SP e Sorocaba-SP definiram em assembleias realizadas no domingo (24) pela paralisação das unidades, reivindicando a redução da jornada de trabalho. A empresa é proprietária de marcas como Pepsi, Elma Chips, Toddy e Gatorade. A companhia tem 12 mil funcionários diretos e 44 mil indiretos no Brasil.

O presidente da CNTA comentou as recentes experiências de redução da jornada na Europa, como por exemplo na Alemanha, onde a semana de quatro dias de trabalho foi implantada. “Outros países têm registrado avanços significativos e positivos. Avanços não só para a classe trabalhadora, mas para o setor produtivo e o desenvolvimento do país”, apontou.

A CNTA e a Contac (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação) representam 1,6 milhões de trabalhadores do setor de alimentação em todo o país.A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins) vem por meio desta manifestar total apoio à greve dos trabalhadores da Pepsico, que reivindicam principalmente o fim da jornada 6X1 na empresa. É uma das primeiras paralisações tendo como foco esta justa reivindicação, e urge nosso pleno envolvimento.

CONFIRA ABAIXO A NOTA DA CNTA:

—————————————————————————————————————-

CNTA apoia trabalhadores da Pepsico, em greve pela redução da jornada de trabalho

Conforme é do conhecimento de toda a sociedade, a luta pela redução da jornada de trabalho sempre foi bandeira preferencial do Movimento Sindical, tendo sido inclusive elemento motriz da criação do 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, durante movimento realizado em Chicago (EUA) em 1886.

O Brasil está atrasado neste requisito. Desde 1988, quando a nova Constituição Brasileira definiu a jornada de trabalho em 44 horas semanais (contra as 48 anteriores), não avançamos em nada nesta reivindicação dos Trabalhadores.

São 36 anos sem evolução da nossa Legislação, enquanto outros países têm registrado avanços significativos e positivos. Avanços não só para a Classe Trabalhadora, mas para o setor produtivo e o desenvolvimento do país.

A CNTA apoia irrestritamente a Greve dos Trabalhadores nas unidades da Pepsico. Conclama toda nossa categoria profissional a apoiar e se mobilizar, para que juntos possamos alcançar esta merecida vitória da Classe Trabalhadora. É tempo de união.