A todas as mulheres do planeta e, especialmente, às mulheres de todas as categorias de trabalhadores e às que prestam serviços às entidades sindicais:
Nesta data de hoje (8/3), está se completando mais um ano desde que foi reconhecido o Dia Internacional das Mulheres, oriundo de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, que causou a morte de cerca de 130 operárias.
A cada ano que se passa ocorrem milhares de assédios, agressões e crimes fatais contra as mulheres. Estas, muitas vezes acuadas pelo medo, deixam de denunciar. Mas temos que refletir sobre tudo o que vem ocorrendo e sobre as desigualdades que ainda imperam no mundo do trabalho, que submete as mulheres a um grau inferior ao dos homens em relação a cargos e salários.
Precisamos reconhecer que as lutas de vocês, mulheres, com o apoio de uma pequena parcela dos homens (que possuem a consciência de que valorizar a mulher é respeitar a própria vida) tem avançado em alguns aspectos, principalmente na coragem de denunciar. Portanto, ainda que os motivos para comemoração não sejam amplos, mas pela luta e coragem de vocês, hoje é um dia que vale a pena, sim, comemorarmos!
Parabéns a todas as mulheres!