FETIASP SEDIA OFICINA ‘ENTENDENDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO’
Representantes de sindicatos de trabalhadores da alimentação de todo o estado de São Paulo, além de convidados e representantes de empresas participaram, durante dois dias, do evento “Entendendo a Diversidade de Gênero”, iniciativa precursora promovida pela UITA – União Internacional dos Trabalhadores, CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e FETIASP – Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de SP. Com a intenção de discutir a inserção da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho e dentro do movimento sindical, foram realizadas palestras, oficinas e ciclos de debates que serviram para sanar dúvidas, estabelecer pontes de entendimento e, principalmente, naturalizar o tema, conforme disse uma das participantes, a vereadora de Limeira, Isabelly Carvalho – que participou da abertura do evento a convite do STIAL – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira e Região.
“Creio que a fase da aceitação e do respeito já passou, agora temos que naturalizar, de fato, a presença de pessoas LGBTQIA+ dentro do mercado de trabalho, desempenhando funções como qualquer outro trabalhador e inseridas dentro dos sindicatos, contribuindo para o avanço da sociedade, que é plural e inclusiva”, disse Artur Bueno Junior, vice-presidente da CNTA e presidente do STIAL. “Foi muito gratificante debater o assunto durante dois dias e quebrar ainda mais o preconceito e a discriminação que ainda restam em algumas instâncias. É com esse tipo de diálogo que avançamos com a democracia – e não com a exclusão, com a discriminação, a chacota e a violência”, disse Gerardo Iglesias, da UITA. Para Antonio Vitor, da FESTIASP, o evento representa uma espécie de marco regulatório nas relações do movimento sindical com a comunidade LGBTQIA+.
Além de Isabelly Carvalho e de Artur Bueno Júnior, a mesa de abertura do evento contou com a participação de Antonio Vitor, presidente da FETIASP, e de sua vice, Neuza Barbosa de Lima; do Secretário Regional da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias; da vice-presidenta mundial do Comitê LGBTI da UITA, Gisele Adão; Monica Veloso, da Força Sindical; Mariane Almendro, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP; Mariazinha Hellmeister, da CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade; Carlos Domingues, PepsiCo; Ricardo Batista, da Unilever e Luciana Marcondes, da Heineken.
Já a oficina “Sopa de Letras – Entendendo a Diversidade de Gênero” que aconteceu no segundo dia de atividades, teve palestra de Jaqueline Leite, responsável na UITA do Comitê Latino Americano para a Diversidade de Gênero, seguida de atividades em grupos que organizaram as ideias sobre o assunto de maneira lúdica e participativa.
“Creio que todos saíram do evento com ideias mais ajustadas sobre o tema e sobre como incluir e acolher as pessoas da comunidade LGBTQIA+ não apenas nas empresas mas também dentro da própria entidade sindical, contribuindo, assim, com o avanço da sociedade como um todo”, disse Jaqueline Leite, da UITA.
Veja algumas fotos abaixo: