A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins – CNTA, juntamente com a Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT – CONTAC, com o apoio da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação – UITA, enviaram hoje ofício ao Exmo. Senador Omar Aziz, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a postura do Governo Federal diante dos enfrentamentos contra os avanços da pandemia de Covid 19 no país.
A razão que levou as entidades a declararem apoio à referida CPI foi a postura negacionista, ineficaz, desrespeitosa e até afrontosa do Governo federal, em especial do presidente Jair Bolsonaro, diante do grave quadro que se estabelecia no país, chegando, nestes 14 meses de pandemia, à assustadora marca de 400 mil mortes causadas pelo novo coronavirus.
“Além do presidente não se proteger, tem causado e incentivado aglomerações, contrariando todas as recomendações dos profissionais de saúde; não adquiriu vacinas para imunizar a população e opta por fazer propaganda de medicamentos preventivos – medicamentos que não tem a eficácia comprovada e pode até causar efeitos colaterais graves”, diz Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.
O ofício cita a postura inaceitável do presidente e termina com o desejo de êxito da CPI – para que a história de erros do governo no combate à pandemia seja colocada à público com o esclarecimento para toda a população brasileira e que seja feita justiça.