Uma transmissão ao vivo pela internet (live) reuniu hoje, às 10h, representantes da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação), da Contac-CUT (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT) e da UITA (União Internacional dos Trabalhadores) para a apresentação das peças da segunda fase da campanha “NR 36 – Só Se Mexe Pra Melhor”. A campanha, lançada em 10 de fevereiro passado, inicialmente teve o propósito de alertar entidades e a sociedade sobre a flexibilização da Norma Regulamentadora 36 pelo Governo Federal e empresas. Criada há oito anos, a NR 36 é um mecanismo de segurança e a saúde dos trabalhadores em frigoríficos.

Agora, a segunda fase da campanha tem caráter propositivo: as peças indicam pontos que podem ser modificados na NR 36, mas com intuito de melhorar ainda mais o mecanismo de saúde e segurança do trabalhador em frigoríficos.

A live teve a participação dos presidentes da CNTA e da Contac-CUT, Artur Bueno de Camargo e Nelson Morelli; do secretário geral da UITA, Gerardo Iglesias; da assessora do Comitê Latino-Americano de Mulheres da UITA, Jaqueline Leite; do médico do trabalho, dr. Roberto Ruiz; e do responsável pelas peças da campanha, o publicitário Fernando Weischburger. Jaqueline Leite, que é formada em Relações Internacionais com especialização em sociologia, falou sobre as condições bastante específicas das mulheres trabalhadoras em frigoríficos. Adoecimentos, suicídios e abortos acometem as profissionais deste setor mais do que a maioria dos outros, sendo necessários, cada vez mais, ferramentas de auxílio, segurança e proteção para elas. O dr. Roberto Ruiz explanou sobre as articulações das entidades e o compromisso do movimento sindical para impedir que se flexibilize a NR 36.

As peças da campanha foram apresentadas e estão sendo enviadas, a partir de hoje (19) para os sindicatos e federações do setor da alimentação, devendo ganhar as redes sociais e a mídia nos próximos dias.

“Temos que impedir que retirem ainda mais direitos dos trabalhadores!”, diz Artur Bueno de Camargo, da CNTA. “Estamos empenhados nesta campanha; se querem mexer na Norma Regulamentadora 36 que seja para dar mais direitos e garantias para os trabalhadores – e não para retirar!”.

A transmissão da reunião aconteceu pelo Youtube e pelas páginas do Facebook da CNTA e da Contac-Cut:

Youtube:

Contac-CUT:

https://www.facebook.com/brasilcontac/videos/3765871890196450

CNTA Afins:

https://www.facebook.com/cntaafins/videos/292987998844229

Mais informações: Luiz Biajoni (19) 98809-8810

Deixe um comentário