Aconteceu, nesta semana, o primeiro de uma série de eventos de lançamento do livro “As Pandemias dos Frigoríficos”, volume idealizado pela UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação a partir de um convênio com a central sindical da Suécia, a Union to Union, e que tem o apoio da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação. O organizador da obra, o médico do trabalho dr. Roberto Ruiz, conduziu o lançamento online, em uma live na quarta-feira, dia 27. A transmissão foi a oportunidade para que os participantes discutissem em profundidade a questão complexa do trabalho que é realizado nos frigoríficos.
O vice-presidente da CNTA, Artur Bueno Júnior, falou na abertura da live, ressaltando a importância da obra e colocando que “a Covid-19 apenas expôs toda a precariedade dos frigoríficos em relação aos seus trabalhadores”.
O procurador do trabalho de Santa Catarina, Sandro Sardá, foi um dos participantes da transmissão – e destacou que “não se pode retirar direitos dos trabalhadores em frigoríficos, já que esta é a categoria profissional que mais adoece no país!”.
Prefaciador do livro, o sociólogo, professor e escritor Ricardo Antunes fez uma breve e ótima palestra durante o lançamento, onde contou sobre sua visita a um frigorífico, certa vez. “Chocante! […] foi uma experiência inesquecível ver aquele trabalho pesado, duro, que levava ao adoecimento do corpo e da mente”.
Dois dos autores presentes no livro também estiveram na live: Fernando Mendonça Heck e Daniel Christante Cantaruti. Fernando escreveu um artigo sobre as LER/DORT, que chamou de “pandemia constante nos frigoríficos”. O artigo de Daniel tratou propriamente da Covid-19 nas fábricas e como os protocolos de segurança foram ou não cumpridos. Ele contou o caso de um frigorífico em que o médico da empresa administrava ivermectina nos trabalhadores, inadvertidamente, como forma de prevenção – fazendo dos funcionários verdadeiras cobaias.
O encerramento da live de lançamento do livro “As Pandemias dos Frigoríficos” contou com a presença do secretário geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias. Ele ressaltou a luta das entidades representativas na criação e pela manutenção da NR 36, a norma regulamentadora de saúde e segurança em frigoríficos e afirmou que “apesar de tudo, ainda é possível a resistência e a construção de um mundo melhor”. Iglesias e Ruiz anunciaram um possível volume a ser organizado em breve, com o título provisório “Vale a pena lutar!”.
A live de lançamento de “As Pandemias dos Frigoríficos” pode ser assistida na íntegra aqui: https://youtu.be/2XRoRrQScQI
O livro pode ser baixado em .PDF aqui: http://www.rel-uita.org/brasil/as-pandemias-dos-frigorificos/