A CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, a CONTAC-CUT – Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT e a UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, repudiam, de maneira peremptória e irrestrita, a falta de sensibilidade, respeito e humanidade no trato do governo Bolsonaro com a população indígena de nosso país, em especial com os Yanomâmis.

Os Yanomâmis foram abandonados pelo Estado Brasileiro justamente no momento em que atingiam o maior grau de sofrimento. O governo negou até mesmo água a eles. É imperdoável e chega a ser inominável o que Bolsonaro, seus ministros e asseclas causaram à população Yanomâmi.

Cercados por garimpeiros ilegais, caçados e mortos por esses predadores das riquezas naturais do país; contaminados por mercúrio e outras substâncias utilizadas nos garimpos; sem acesso a comida ou água potável; estima-se que mais de cinco mil Yanomâmis tenham sofrido com essas condições, chegando a níveis crônicos de desnutrição, e doenças, com mais de quinhentas crianças mortas ao longo dos quatro anos de descaso. Sem contar os inúmeros casos de malária, solenemente ignorados.

É imperdoável e inadmissível!

Esperamos que os responsáveis, incluindo o responsável maior, o próprio ex-presidente Bolsonaro, sejam indiciados e punidos em todas as esferas possíveis por esse evidente crime contra a Humanidade.

Artur Bueno de Camargo – Presidente da CNTA

Nelson Morelli – Presidente da Contac-CUT

Gerardo Iglesias – Secretário Regional da UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação para a América Latina