A CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação repudia com veemência os atentados e a depredação ocorridos em Brasília no domingo, dia 8 de janeiro de 2023. As cenas são chocantes e a destruição do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto foram amplamente mostradas e noticiadas em todo o mundo, marcando a data de maneira indelével e infeliz na história do Brasil.
Os atos foram planejados, impetrados por antidemocratas, terroristas inconformados com o resultado das últimas eleições, e resultaram em prejuízo ao patrimônio nacional, à cultura e à democracia e à paz nacional. As pessoas que provocaram tamanha destruição não podem ficar impunes, assim como as autoridades que prevaricaram na proteção dos bens públicos.
A liberdade constitucional de manifestação não pode ser usada como instrumento para a destruição, para o ataque às instituições públicas; essenciais ao funcionamento do Estado.
A CNTA se posiciona, mais uma vez, contra atos de vandalismo, exigindo das autoridades competentes a imediata identificação e punição dos indivíduos que praticaram os atos e aqueles que financiaram, planejaram e foram coniventes com o ocorrido.
Nossa democracia foi reestabelecida a duras penas e não pode ser colocada em risco pelo simples descontentamento de uma parcela pequena e violenta da população.
Artur Bueno de Camargo – Presidente