Imagem do seminário realizado em setembro, em Florianópolis
A CNTA e a Contac/CUT realizam, e nos dias 13 e 14 de novembro, um seminário nacional sobre o trabalho no setor de abate de animais. O evento ocorre na sede da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo).
As tratativas ocorrem na esteira do Seminário de Saúde e Segurança do Setor de Frigoríficos no Brasil, realizado em Florianópolis-SC, nos dias 11 e 12 de setembro. Durante reunião em 18 de outubro, na cidade de Porto Alegre, a CNTA e a CONTAC /CUT assinaram carta-compromisso de trabalho unificado e idealizaram o seminário nacional, que deve reunir os representantes dos trabalhadores das grandes empresas do país, incluindo JBS , BRF e Aurora .
“O seminário de Florianópolis foi o início de um trabalho unificado entre as duas confederações (que reúnem todos os sindicatos e federações de alimentos do Brasil), com o objetivo de fortalecer o trabalho sindical e melhorar as condições de trabalho no setor em todo o país”, apontou o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo.
“A UITA (União Interamericana dos Trabalhadores na Alimentação) comemora com entusiasmo essa decisão, em um momento muito delicado da vida política e social no Brasil. É claro que, na busca de soluções, devemos cerrar fileiras, estabelecer estratégias nacionais e reunir capacidades por meio de acordos programáticos, que nos permitam gerar maior impacto político e público”, afirmou Gerardo Iglesias, secretário-geral da UITA, que estará presente no evento.