Trabalhadores criam secretarias segmentadas para setores das indústrias de Alimentação
Abertura da 3ª Conferência da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, nesta quinta (29/11), contou com a presença do presidente da União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Agricultura (UITA) para a América Latina. Setor frigorífico será um dos seis segmentos contemplados durante a criação das secretarias nacionais, nesta sexta (30/11), no Hotel Nacional, em Brasília
Com o objetivo de organizar e intensificar a mobilização de aproximadamente 2,7 milhões de trabalhadores, principalmente, do setor frigorífico, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) dará início à criação de secretarias segmentadas nesta sexta (30/11), às 9h, durante a 3ª Conferência da CNTA Afins, no Hotel Nacional, em Brasília. Secretarias de movimentos sociais voltados para a Mulher, o Aposentado, a Juventude e aos Profissionais de Direito também ganharão espaço para discussões específicas em nível nacional, atendendo à resolução do 5° Congresso Nacional da CNTA Afins, realizado em 2011. A abertura da conferência ocorreu nesta quinta (29/11), e contou com a participação do presidente da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e Agricultura (UITA) para a América Latina, Gerardo Iglesias, além de representantes de 66 sindicatos e federações filiadas.
Para Gerardo Iglesias, presidente da UITA para a América Latina, a descentralização dos trabalhos desenvolvidos em defesa dos trabalhadores das indústrias da Alimentação do Brasil significará abrir espaços concretos para reflexões e ações sindicais. “Essas secretarias irão ajudar a incrementar a participação da mulher e da juventude, por isso, parabenizamos a CNTA e vamos contribuir e ser muito solidários para com este empreendimento.”, afirmou Iglesias.
Sobre as evoluções das condições de trabalho nos frigoríficos do País, principalmente a partir da conclusão de norma regulamentadora específica nesta quinta (28/11), Gerardo destaca que a conquista dos trabalhadores do Brasil é refletida nos demais países, como exemplo a ser seguido para combater a precariedade do setor.
“A NR para nós foi uma grande conquista porque as empresas nacionais do setor da carne tornaram-se grandes transnacionais do setor. JBS, Brasil Foods, têm uma fatia cada vez maior do mercado mundial de carne e um lucro incrementando-se, mas massacrando os trabalhadores. A NR era uma necessidade e um instrumento para deter esse massacre e incorporar o trabalho decente dentro dos frigoríficos. O desafio agora é fazer com que ela se incorpore ao dia a dia do setor e em cada frigorífico. É preciso fazer um trabalho dentro de cada unidade para fiscalizar se o ritmo de trabalho diminuiu e se as pausas são respeitadas. Nos próximos meses vamos ter um trabalho de conscientização e informação sobre a NR dos Frigoríficos sobre isso, porque a NR é um triunfo não só para os trabalhadores do Brasil, mas de todo o mundo.”
Apesar de reduzir os ritmos de trabalho e estabelecer a concessão de pausas com duração de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, Gerardo Iglesias afirma que ainda há muito o que evoluir. “O que aconteceu no Brasil tem que imitado e dar a oportunidade de que em outros países seja instrumentalizada uma NR similar. Mas, por exemplo, na Argentina, esses trabalhadores possuem uma aposentadoria especial. Eles se aposentam com 5 anos menos do que qualquer outro trabalhador. Então, acho que os argentinos têm muito o que aprender com a NR e os trabalhadores do Brasil do setor frigorífico têm de caminhar por esse caminho que os argentinos já transitaram. “, disse.
Secretarias segmentadas
Durante o encontro, os dirigentes sindicais deverão indicar dois nomes que deverão integrar as secretarias dos setores de Açúcar e Derivados; Bebidas e Derivados; Laticínios e Derivados; Carnes, Frios e Derivados; Panificação, Confeitaria, Trigo e Derivados; e Plúrimo (que abrange os setores não contemplados nas demais secretarias). O mandato dos representantes de cada secretaria terá a duração de dois anos, com posse prevista para março de 2013, durante evento que irá definir as estratégias de atuação.
Para Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, um dos setores mais favorecidos com a criação das secretarias nacionais será o setor frigorífico, que aguarda atualmente a formulação de Norma Regulamentadora específica no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Serão 10 secretarias, com 14 membros cada. O setor frigorífico é o que mais precisa de apoio nesse sentido, já que é o setor mais precário da alimentação, que agrega mais de 500 mil trabalhadores e tem o maior número de acidentes e doenças ocupacionais. Essas secretarias têm como princípio organizar, mobilizar e unificar a luta dos trabalhadores, tanto na prevenção de acidentes, quando nos avanços de conquistas como melhores salários e condições de trabalho”, afirma.
Programação da 3ª Conferência da CNTA Afins:
Data: 30/11
Hora: das 9h às 13h (Início das discussões com participação de todos os presidentes das entidades filiadas à CNTA Afins, diretoria e conselho fiscal da CNTA Afins.)
Pauta geral:
1- Apresentação dos nomes dos representantes que deverão integrar as secretarias e discussão e aprovação dos regimentos de cada secretaria com as metas de trabalho a serem desenvolvidos. A posse dos dirigentes será em 1º de março de 2013, com mandatos com duração de 2 anos.
2- Avaliação do trabalho realizado pela CNTA Afins ao longo de 2012 e apresentação de agenda de atividades para 2013.
VIDEOS – Abertura da 3ª Conferência:
Gerardo Iglesias, presidente da UITA, parabeniza CNTA Afins
http://www.youtube.com/watch?v=voOOmPeRwqo&feature=youtu.be
Melquíades Araújo discursa na abertura da 3ª Conferência da CNTA Afins
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QNGmgfGe9OI
CNTA Afins contra o ACE e o Fator Previdenciário:
Artur Bueno de Camargo fala sobre o ACE e o Fator Previdenciário no Senado
http://youtu.be/Pw4R79lgvDo
Confira os depoimentos dos filiados da CNTA Afins!
http://youtu.be/sFdDSOzfDNM
Gerardo Iglesias, presidente da UITA para a América Latina esteve presente no encontro.
Assessoria de imprensa da CNTA Afins
Clarice Gulyas (61) 8177 3832 / 3242 6171
imprensa@cntaafins.org.br / www.cntaafins.org.br