Trabalhadores do setor agrícola da Usina Iracema, de Iracemápolis-SP (Grupo São Martinho), reafirmaram, nesta terça-feira (17), o Stial como único e legítimo representante da categoria. O grupo ainda afirmou repudiar “qualquer atitude anti-democrática, qualquer tentativa de cerceamento da autonomia sindical”.
O posicionamento é importante, no momento em que empresas e governo federal ameaçam enfraquecer e dividir a representação dos trabalhadores, com o objetivo de retirada de direitos conquistas com muita luta. “Nos últimos cinquenta e oito anos, os trabalhadores da Usina Iracema ajudaram a construir a história do Stial, primeiro como associação e depois com o sindicato combativo”, comentou o presidente da entidade, Artur Bueno Júnior, que também é vice-presidente da CNTA.
Em todo este período, foi o Stial que avançou nas lutas, para as conquistas da categoria. “Não aceitaremos de forma alguma, que outros determinem quem vai nos representar, pois esta escolha já fizemos há 58 anos. Exigimos que nossa representação continue sendo feita pelo Stial, nosso legítimo representante sindical”, afirmou um dos trabalhadores, durante assembleia.