As empresas de carne estão atualmente pressionando o governo brasileiro para retirar ou enfraquecer as regulamentações. Clique AQUI para enviar uma mensagem urgente ao Governo (em inglês) .
A NR 36 entrou em vigor após 15 anos de campanha nacional e internacional em prol da segurança e saúde no setor frigorífico e foi promulgada para conter a epidemia de lesões por esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais, regulamentando a revisão das práticas trabalhistas para prevenir tais lesões ; Dentre essas medidas, destaca-se a estipulação de pausas durante a jornada de trabalho.
A NR 36 também estabelece a participação dos trabalhadores e seus representantes no desenvolvimento e controle da saúde e segurança no trabalho, de acordo com as normas internacionais, incluindo a Convenção 155 da OIT .
O vice-secretário-geral da UITA , James Ritchie , afirmou: “Hoje, em meio a uma pandemia global, o governo brasileiro, apoiado por poderosos interesses empresariais, está se preparando para retirar ou enfraquecer seriamente a NR 36.
Pedimos a todos os afiliados da UITA e organizações irmãs que enviem uma mensagem às autoridades brasileiras , pedindo que não retirem ou alterem a legislação.”