Amalia Antúnez – Site da Rel-UITA (21-02-2020)
Nossa organização afiliada, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Campinas (SITAC), que representa os trabalhadores da Arcor, denunciou a violação do Acordo Coletivo.
Marcos Araújo, presidente do SITAC, informou que ingressou com ação trabalhista contra a Arcor Brasil, porque a empresa removeu unilateralmente o benefício da Cesta Básica e do vale-refeição para trabalhadores afastados por auxílio-doença, aposentados por acidente de trabalho ou invalidez.
“Essa atitude da Arcor é bastante cruel, pois afeta pessoas que já estão em uma condição muito vulnerável. Muitas delas nem estão recebendo seus benefícios, o que agrava a situação”, disse Araújo.
Segundo o presidente, o sindicato esgotou as instâncias de negociação antes de entrar com uma ação na Justiça do Trabalho solicitando que a empresa, de origem argentina, mantenha o acordo que tem com os trabalhadores.
“Também acionamos a Federação Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Arcor da UITA (Feistar), para intervir perante a controladora da empresa transnacional. O objetivo foi pressionar para que sua subsidiária em Campinas cumpra o acordado com seus trabalhadores e trabalhadores”, afirmou.
Araújo disse que, na próxima semana, o sindicato começará a tomar medidas de força, diante da total recusa da Arcor em cumprir o acordo. “Vamos parar por pelo menos duas horas por turno, para pressionar a empresa a rever sua decisão”, disse ele.