11/9: Trabalhadores da Ambev e da Coca-cola se reúnem em Brasília

Horizontal - Credito - Clarice Gulyas - CNTA Afins (2)

Dirigentes sindicais irão discutir avanços das negociações com o patronal e debater medidas de combate aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no setor de bebidas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA Afins) realiza nesta quinta (11/9), às 10h, encontro nacional dos trabalhadores da Ambev e da Coca-Cola, em Brasília (DF). O objetivo da reunião é discutir avanços das negociações com o patronal e medidas de combate aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no setor de bebidas. Em fevereiro, a entidade promoveu o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores da Ambev e lançou a Campanha Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais no Setor de Bebidas. Após ameaça de greve nacional por melhores condições de trabalho e salários na Ambev, trabalhadores de Manaus paralisaram as atividades em maio desse ano. No ano passado, a crise foi na Coca-Cola (Femsa), quando trabalhadores de três Estados cruzaram os braços pela reformulação da Participação dos Lucros e Resultados (PLR).

O presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, explica que o encontro tem como importância integrar dirigentes sindicais para unificar lutas em defesa dos direitos e interesses dos 144 mil trabalhadores diretos do setor, sendo cerca de 32 mil ligados à Ambev e 66 mil ligados à Coca-Cola Holding (formada pela Coca-Cola Brasil e dez grupos fabricantes brasileiros). Segundo Bueno, a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é fundamental nesse processo, no entanto, desde março a entidade aguarda uma posição da confederação patronal sobre a discussão de melhorias das condições de trabalho para o setor.

“Queremos avaliar com os representantes dos trabalhadores se houve melhora nesse período de mobilização. É importante ressaltar que no início do ano nos reunimos com a CNI para debater medidas de combate aos acidentes de trabalho, depois enviamos nossas propostas, mas até hoje aguardamos essa discussão”, comenta Bueno, que critica o alto índice de doenças e acidentes de trabalho no setor de bebidas, sobretudo, na fabricação de refrigerantes e cervejas.

A exemplo do trabalho realizado no setor frigorífico, entre 2004 e 2014, que resultou na recente conquista da Norma Regulamentadora n° 36 (NR36/2013), a CNTA Afins quer discutir melhorias para os trabalhadores do setor de bebidas, com a intenção de prevenir e reduzir o alto número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social (MPAS), entre 2010 e 2012, foram registrados 16.848 acidentes no setor, com 42 mortes no mesmo período.

Apesar da redução do número de acidentes e de óbitos no setor, a média anual ainda é considerada alarmante pela CNTA Afins. Em 2010, 6.144 acidentes foram registrados (com 17 mortes). Em 2011, esse número foi de 5.634 acidentes (e 14 mortes), contra 5.070 acidentes e 11 mortes em 2012. A maioria dos acidentes são registrados durante a fabricação de refrigerantes e de cervejas. Em julho desse ano, a CNTA Afins cobrou do Ministério da Previdência Social mais transparência  e agilidade na divulgação das estatísticas de acidentes de trabalho, como estabelecer registros por empresas e grupos, e tipo de atividade realizada no momento do acidente.

“Este é um dos setores da categoria da Alimentação que mais tem causado acidentes e doenças ocupacionais, atrás apenas do frigorífico. Nosso objetivo é trazer melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores, que são expostos a pressões de trabalho, insalubridade, mudanças bruscas de temperatura, jornadas exaustivas, esforços repetitivos e exposição a agentes químicos. As atividades variam entre produção de embalagens, rótulos, rolhas, engarrafamentos e produção de bebidas”, diz.

A reivindicação de uma NR específica para o setor de bebidas não é descartada pelos trabalhadores, que lançaram em fevereiro o Perfil dos Trabalhadores no Setor de Bebidas do Brasil (do Dieese), que pode ser acessado pelo site: www.cntaafins.org.br

Confira a pesquisa Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas do Brasil:
http://www.cntaafins.org.br/trabalhadores-da-ambev-farao-encontro-nacional-por-melhores-condicoes-de-trabalho

Serviço:
 Data: 11/09
Hora: das 10h às 17h
Local: sede da CNTA Afins ( 507 sul, bloco C, loja 3/5
Telefone: 61 3242 6171

Assessoria de imprensa da CNTA Afins:
Clarice Gulyas (61) 3242 6171 / 8177 3832 
imprensa@cntaafins.org.br
www.cntaafins.org.br

Deixe um comentário