Com participação de federações e sindicatos de trabalhadores da Alimentação de todo o país, a CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação e Afins) realizou no dia 10 de novembro sua Assembleia do Conselho de Representantes das Entidades Associadas. O evento foi virtual, pelo aplicativo Zoom.

Um dos pontos debatidos e aprovados foi a realização de um Seminário com as federações, para elaboração de um projeto de trabalho a ser apresentado aos sindicatos. “Os representantes sindicais da base, de modo geral, necessitam uma formação para assimilarem a importância da manutenção e do fortalecimento das federações e da confederação. Só assim é possível realizar a luta sindical com perspectiva estadual e nacional”, apontou o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo.

Ele também destacou a importância desta integração junto à instância internacional da representação – a UITA (União internacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação). Datas e formato do seminário, que terá participação da entidade internacional, ainda seguem sendo definidos, e serão divulgados nos canais de comunicação.

“O Capital age de modo integrado, e cada vez mais. Hoje a CNTA trava embates diretos com gigantes como a Lactalis e BRF. Mas indiretamente a perspectiva geral está presente em cada negociação, em cada município. As empresas sempre se servem do contexto nacional para tentar impor sua posição aos sindicatos”, definiu Artur Bueno.

FINANÇAS

A Assembleia da CNTA, que ocorre anualmente, também debateu a questão do financiamento sindical, um tema importante diante dos repetidos ataques do governo federal aliado ao Capital. Mais um ponto onde federações e sindicatos foram instados a reconhecer a urgência da manutenção das entidades superiores do movimento sindical.

“Os companheiros demonstraram reconhecimento da importância de mantermos vigoroso nosso braço nacional e internacional, bem como os estaduais. Especialmente os que já necessitaram da presença da CNTA, UITA e federações em suas lutas, este apoio é sempre reconhecido”, prosseguiu Artur Bueno.

Os filiados à Confederação aprovaram o balanço financeiro 2020 da entidade, bem como a previsão orçamentária para 2022. Ações tomadas para fazer face ao desafio de manter o financiamento, como o fechamento de salas de apoio, foram avaliadas e aprovadas pela representação.