A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação), a Contac-CUT (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT) e a UITA (União Internacional dos Trabalhadores), antecipando movimentações do Governo Federal e de empresas para flexibilizar a Norma Regulamentadora 36, lançaram a campanha “NR 36 – Só Se Mexe Pra Melhor”, em uma transmissão ao vivo pela internet no último dia 10 de fevereiro. Um time de especialistas, bem como um representante da Secretaria do Trabalho do Governo Federal, o dr. Marcelo Naegele, participaram da live, que estabeleceu um consenso sobre a importância da Norma Regulamentadora na proteção da saúde dos trabalhadores em frigoríficos.

Também estiveram presentes ao lançamento virtual o presidente e a advogada da CNTA, Artur Bueno de Camargo e dra. Rita de Cássia Vivas; o presidente e o advogado da Contac-CUT, Nelson Morelli e dr. Ronaldo Machado; o Secretário Geral da UITA, Gerardo Iglesias; o Procurador Geral do Trabalho, dr. Alberto Bastos Balazeiro; o presidente em exercício da ANAMATRA (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho), dr. Luiz Antonio Colussi; o Procurador do Trabalho e Vice-Coordenador do Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho, dr. Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro, que representou a ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho) e o médico do trabalho, dr. Roberto Ruiz.

A campanha, porém, cresceu com a iniciativa das entidades de sugerirem alterações positivas na consulta pública que o governo abriu sobre as mudanças na NR 36 -, visando ainda mais garantias de segurança para os trabalhadores. Assim, uma nova transmissão ao vivo pela internet (live), foi marcada para sexta-feira, dia 19, às 10h, para a apresentação da “fase propositiva” da campanha e para a divulgação dos próximos passos – entre eles, o alcance internacional da campanha.

“Os direitos dos trabalhadores estão sendo retirados paulatinamente, desde a Reforma Trabalhista no governo Temer, proposta que teve voto favorável do atual presidente Bolsonaro”, diz Artur Bueno de Camargo, da CNTA. “Depois, uma série de medidas provisórias incabíveis surgiram e se intensificaram com a pandemia. Não podemos permitir que direitos conquistados a duras penas sejam extintos. Se querem mexer nessa norma regulamentadora, que seja para melhorar as condições dos sofridos trabalhadores da alimentação!”, explica.

A transmissão ao vivo pela internet do lançamento da segunda fase da campanha “NR 36 – Só Se Mexe Pra Melhor” poderá ser acompanhada pelas páginas do Facebook das entidades:

CNTA (https://www.facebook.com/cntaafins)

Contac-CUT (https://www.facebook.com/brasilcontac)

E também pela página da MB Comunicando, assessoria de imprensa da CNTA, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpnjtemE9AHkEtP1PH2E67g/

Deixe um comentário