denuncia frigorificos CNTA Afins

Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, denuncia caos nos frigorificos em artigo exluciso ao jornal Diário da Manhã.
Confira:
http://www.dmdigital.com.br/novo/?ref=dmsite#!/view?e=20121102&p=24

Frigoríficos: uma indústria de acidentes e doenças ocupacionais

Artur Bueno de Camargo é presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo (FTIA-SP)

Todos nós sabemos que no sistema capitalista, em qualquer país do universo, o objetivo maior sempre é o lucro, para que os detentores daquele capital que possui possam aumentar. Dentro do sistema, parece natural, a exemplo de uma empresa, aumentar as máquinas, a produção e, automaticamente, aumentar o lucro e o capital.

O grande problema é que entre estes capitalistas têm aqueles mais gananciosos que não se contentam em explorar a produção e as pessoas que produzem, e muitas vezes de forma desumana como é o caso da maioria dos trabalhadores de frigoríficos no Brasil, que atualmente abrange mais de meio milhão de pessoas e quase 30 mil só no Estado de Goiás. E são nessas indústrias, com condições precárias de trabalho, com locais insalubres, perigosos e penosos, que os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são causados em grandes proporções, trazendo um problema social e econômico para o país, tudo para alcançar o limite da ganância do lucro, se é que a ganância tem limite.

Estes capitalistas estão tendo a grande oportunidade de rever esta posição do lucro a qualquer custo e atender às nossas propostas contidas na Norma Regulamentadora para o setor de frigoríficos, que está em pauta desde o ano passado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Não podemos mais permitir a continuidade desta indústria de acidentes de doenças, portanto, se não houver uma solução ainda este ano na aprovação desta NR, iremos retomar a mobilização nacional para buscar humanizar as condições de trabalho no setor.

 

Assessoria de imprensa da CNTA
(61) 3242 6171 / 8177 3832
Clarice Gulyas / imprensa@cntaafins.org.br
www.cntaafins.org.br

Deixe um comentário