Prezados companheiros;

Foi com grande satisfação que realizamos, nos dias 10 e 11 de dezembro, um seminário nacional para avaliação e debates sobre os trabalhos de nossa entidade no ano de 2020 – e projeções para ações futuras. O seminário aconteceu em uma plataforma virtual.

Federações e sindicatos de todo o país foram convidados e muitos participaram. No primeiro dia, iniciando às 10h, fizemos a abertura com os agradecimentos e encaminhamentos e tivemos a participação do técnico do DIEESE, José Silvestre Prado de Oliveira, que apresentou um estudo com dados estatísticos, da conjuntura econômica das indústrias de alimentação, com o panorama da situação dos trabalhadores e os resultados das negociações coletivas de trabalho que tivemos ao longo do ano.

O estudo, muito completo e rigoroso, estará disponível para os interessados em breve.

Na sequência, o Secretário Regional da UITA na América Latina, Gerardo Iglesias, explanou sobre as conjunturas econômica, social e política, de forma global, e sobre como o cenário vem impactando nos trabalhadores, em especial nas indústrias de alimentação. Ao final, os participantes puderam direcionar perguntas a José Silvestre e Gerardo Iglesias.

No dia 11, os trabalhos foram abertos e aconteceu uma palestra do jornalista André Luis dos Santos, do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que falou sobre as implicações das manobras políticas no âmbito nacional, dos projetos em andamento no Congresso Nacional, além do balanço dos resultados das eleições municipais e perspectivas futuras para os trabalhadores do país.

Depois da abertura para perguntas, foi oferecido para que os participantes pudessem s expressar, falando um sobre suas ações pontuais e a visão de cada um sobre o que foi desenvolvido ao longo do ano pela CNTA, apresentando também propostas para 2021.

De maneira geral, as avaliações foram positivas, bem como positiva a integração entre CNTA, CONTAC-Cut e UITA – o que resultou em ações exitosas. Foi retirada da reunião uma definição para que as entidades se mobilizem em um pedido para que a vacinação contra a Covid-19 priorize os trabalhadores da alimentação.

Referente à pauta de prioridades para 2021, foram apresentadas as seguintes propostas:

a) Dar continuidade nas ações em parceria entre CNTA, CONTAC e UITA, além de integração com outras entidades da mesma cadeia produtiva;

b) Trabalhar para que o Congresso Nacional aprove uma lei que considere as atividades de Colônias de Férias, Clubes de Campo, entre outras, de propriedade das entidades sindicais, como extensão das próprias entidades, garantindo isenções legais;

c) Dar continuidade nas campanhas de saúde e segurança dos trabalhadores, intensificando as campanhas “A carne mais barata do frigorífico é a do trabalhador” e “Covid19 é acidente do trabalho”, além do fortalecimento da campanha de valorização e sindicalização dos trabalhadores da alimentação;

d) Fica aprovada a campanha da defesa da pauta nacional e campanha para que a suspensão do contrato de trabalho ou a redução da jornada de trabalho – MP 906 e Lei 14.020 de 2020 – não reflitam em pagamento proporcional do 13º salário e nas férias dos trabalhadores;

e) Fica aprovada a criação de um Espaço, com nome a ser definido, com objetivo de unificar os movimentos sindicais e sociais, para discussão das demandas da classe trabalhadora e da sociedade em geral, para ganharmos força política, podendo influenciar em decisões dos poderes, sejam municipais, estaduais ou federais.

As propostas foram colocadas para votação e foram aprovadas por unanimidade.

Nada mais havia para ser discutido, como presidente da entidade, pedi que todos os participantes abrissem seus microfones durante a transmissão virtual e saudassem o Natal e o Ano Novo que se aproxima, emanando energia de paz e amor.

Assim, se deu encerrado e proveitoso nosso seminário de 2020.

Obrigado a todos os que participaram. E nosso Feliz Natal e ótimo Ano Novo a todos.

Artur Bueno de Camargo
Presidente da CNTA

Deixe um comentário