Miguel Padinha CNTA Afins

Líderes sindicais do Grupo da Alimentação de Santa Catarina debatem também outras questões de repercussão no país

CapinzalSC (20.11.2012) – Os avanços do projeto à redução da Jornada de Trabalho de para 40 horas semanais, a NR dos Frigoríficos que continua emperrada, o combate às doenças ocupacionais que não progride e demais situações que causam apreensão ao movimento sindical e trabalhadores.

São temas desta natureza que integram a programação do Seminário que a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes de Santa Catarina promove em Capinzal nesta quinta-feira (22). Porém, o Plano Nacional de Segurança do Trabalhador “é o foco do evento”, disse o presidente da Fetiaesc Miguel Padilha. Durante todo o dia especialistas falarão sobre o assunto que interessa a todas as categorias profissionais.

O seminário será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Capinzal a partir das 8 horas e 30 minutos. É direcionado a líderes sindicais do Grupo da Alimentação, mas permite participação de representantes de outras categorias. Essa ação integrada “é indispensável à ideal condução e bom desempenho do movimento sindical”, justifica.

Carência – Padilha explica que o seminário vai rediscutir assuntos do dia a dia dos sindicalistas para buscar aperfeiçoamento. Assim “a experiência será enriquecida com a atualização”. Mostra que a segurança do trabalhador é assunto que está permanentemente sobre a mesa das lideranças sindicais. “Muitas vezes o sindicalista sente-se impotente” diante da necessidade de implementação de medidas “que assegurem esta obrigação oficial para com os trabalhadores”.

O dirigente lamenta por que “por mais que queiram seus líderes, as categorias profissionais não recebem a proteção adequada”. O “Plano Nacional de Segurança do Trabalhador” será abordado na palestra da advogada Carmen Pinto. O advogado Diego Ferraz também vai discorrer sobre o tema, mas sob nova visão. Versará sobre as repercussões jurídicas do acidente de trabalho, prevenção, direitos dos trabalhadores, encaminhamento de processos e das ações.

Na segunda metade do seminário, palestra será proferida pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, deputado estadual Neodi Saretta. – – –

Foto: Existe “acentuada carência” na saúde e segurança do trabalhador, diz Padilha

Assessoria de Imprensa FETIAESC

Deixe um comentário