Aos cinco dias do mês de junho de 2013, reuniram-se na sala de apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA), os secretários do estado do Rio Grande do Sul, junto a Confederação. Para tratar da organização das mesmas e apresentação de proposta que vise qualificar as ações setoriais do ramo. Na ocasião foi discutido um questionário que deverá ser apresentados as entidades sindicais com o objetivo de produzir um diagnóstico dos setores que compõe o ramo. Também foi apresentado um elenco das melhores clausulas contida em acordos e convenções coletiva.

Foi discutida a mobilização que deve ser empreendida visando aprimorar as campanhas salariais. Duas secretarias receberam atenção especial, por parte dos participantes. 1ª A Secretaria da Mulher, que deverá promover encontros no estado no sentido de discutir as questões de gênero, bem como a participação direta das mulheres em atividades afins, também definiu se que uma cláusula que trata de exames específicos de colo de útero e de mamas, deve ser inserida em todas as convenções coletivas. 2ª Secretaria dos Aposentados. Que deverá promover encontros especiais no sentido de esclarecer diretos do setor como o da desapontasentação, entre outros.

Também levantar o numero de aposentados existente no setor, como vivem e estimular os mesmos a lutar pelo direito a uma aposentadoria digna. Outra proposta do conjunto foi sugerir a Direção da Confederação a promover encontros regionais com o propósito de trocar informações e experiência entre os estados próximos visando fortalecer as campanhas salariais.

Sem mais para momento.

Saudações Sindicais.